Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Controle de contaminação de Fluidos – Manutenção que pode resultar em economia

Falhas em Sistemas Hidráulicos com alto índice de relação ao nível de contaminação dos fluidos

Quando falamos em contaminação sólida de óleo hidráulico, ou combustível, logo imaginamos pequenas partículas de sujeira. Porém, o que mais destrói os sistemas hidráulicos, bombas de combustível e bicos injetores são contaminantes imperceptíveis aos olhos humanos, formados por partículas que medem de 4 a 14 mícrons.

O controle de contaminação de fluidos não é uma opção e sim uma necessidade. Cerca de 80% das falhas dos sistemas hidráulicos e de combustível estão relacionadas ao nível de contaminação dos fluidos.

Equipamentos como Contadores de Partículas podem monitorar materiais particulados sólidos e água em óleo hidráulico, combustível e fluidos agressivos como éster de fosfato (puro) e Skydrol (óleo utilizado em sistemas hidráulicos de aviões comerciais).

Enquanto mostram o nível exato de contaminação do fluido durante a operação das máquinas, os contadores de partículas enviam informações aos PLCs ou outros sistemas de monitoramento de longa distância que podem acionar uma ação de correção – caso exista no equipamento um sistema auxiliar de filtragem offline.

Este controle aumenta o nível de disponibilidade de máquinas, reduzindo gastos com manutenção e as interrupções no processo de produção devido à quebra ou necessidade de reparo.

Os contadores de partículas podem ser instalados em equipamentos e sistemas móveis ou industriais.

Para comprovar a eficácia de nossos produtos, realizamos um teste em um de nossos clientes, que atua no segmento de transporte de equipamentos pesados. Os resultados mostraram que o retorno sobre o investimento acontece a curto prazo, ou seja, o que se gastaria com a manutenção preditiva dos equipamentos e sistemas custeia o investimento realizado em pouco tempo.

Um óleo impuro gera desgastes nas bombas, válvulas e componentes da unidade, o que resulta na diminuição da vida útil das máquinas. Por isso a Braskem decidiu adquirir o contador, que permite o monitoramento full time da saúde desse óleo. Dessa forma é possível garantir a confiabilidade do sistema”, explica Ricardo Sampaio, engenheiro da Parker. De acordo com ele, o equipamento é importante para a Braskem, pois a empresa tem a possibilidade de realizar as análises do óleo semanalmente sem necessidade de terceiros.

Segundo Dântani Jorge Costa, engenheiro de manutenção da Braskem, com a aquisição do contador de partículas a empresa pretende aumentar a confiabilidade de seus equipamentos e processos, além de baixar o custo das operações. “Utilizaremos o contador de partículas para monitorar a qualidade do óleo lubrificante, o tamanho das partículas metálicas, o grau de limpeza do óleo e a tendência de desgaste dos componentes mecânicos”, explica 

Costa. O contador auxilia na identificação do momento ideal para realizar a filtragem do óleo.

Fonte: ParkerNews Ano VIII no 38

 

 

 

postado em 15/02/2012


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System