Otto Sistemas Hidráulicos Rua Barretos, 100
Jd. Industrial • Londrina - PR
Fone/fax:
(43) 3327-2615

Notícias e Artigos

Mostrar apenas: notícias | artigos

Governo vai reduzir burocracia e ampliar incentivos à inovação, dizem ministros

Pimentel e Raupp antecipam, no 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, algumas medidas que serão adotadas para melhorar o ambiente institucional e impulsionar a inovação no país.

Além da apresentação dos resultados obtidos pelas empresas que investem em projetos inovadores, o 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria é palco para o anúncio de medidas de incentivo ao desenvolvimento de novos produtos e processos no Brasil. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento, que ocorre nesta terça-feira (3) em São Paulo (SP), recebeu os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Eles anteciparam medidas que serão anunciadas em breve pelo governo federal.

Em sua quinta edição, o Congresso destaca a mobilização das empresas para inovar. Pela manhã, foi apresentado o projeto Inovação em Cadeia de Valor de Grandes Empresas – 22 Casos, que relata as experiências inovadoras de 22 das maiores indústrias brasileiras e com atuação no país. Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o objetivo é mostrar para outras indústrias a importância “do que a inovação é capaz de fazer para tornar a empresa cada vez mais forte e mais competitiva”.

As pequenas e médias empresas são importantes atores nesse processo, destacou o presidente do Sebrae Luiz Barretto. “O Brasil não terá inovação para valer se não incorporar as micros e pequenas empresas”, afirmou Barreto.

Depois de destacar os avanços dos últimos anos em melhoria no ambiente de incentivo à inovação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, citou a publicação na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União de decreto da presidente Dilma Rousseff que permite o funcionamento da Embrapii. Ele informou, ainda, que o governo anunciará, em breve, um programa específico para a biotecnologia com o objetivo de organizar e potencializar a base científica e tecnológica instalada no país para atender às demandas de inovação das empresas.

Raupp disse também que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) reduzirá o prazo de resposta inicial às propostas enviadas pelas empresas para obter empréstimos. Segundo o titular da pasta da Ciência e Tecnologia, um outro avanço deve ocorrer no marco legal. O tema está em discussão no Congresso Nacional e a expectativa do governo é de que “nos próximos meses tenhamos pronta uma nova proposta de regulação das atividades de ciência, tecnologia e inovação”, antecipou.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que, ainda neste mês, o governo anunciará a existência de 120 mil vagas dentro do programa Pronatec Brasil Maior, que oferece cursos de formação profissional para trabalhadores da indústria. “O governo está inteiramente imbuído em colocar o tema da inovação em todos os programas do governo federal”, ressaltou o ministro.

Segundo Pimentel, o Brasil possui atualmente “a maior quantidade de instrumentos disponíveis para promover a inovação”. “Nunca houve um momento com tantas ferramentas e instrumentos em funcionamento em benefício da inovação. Isso tudo começou com o empenho do empresariado brasileiro em criar a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)”, lembrou.

Fonte: site Portal da Indústria

postado em 06/09/2013


2011 © Otto Sistemas Hidráulicos • Todos os direitos reservados
Rua Barretos, 100 • Jd. Industrial • CEP 86062-500 :: Londrina - PR

Tecnologia: Cedilha Management System